Boletim informativo Número 5 - Janeiro de 2017


A sua grande oportunidade de realizar negócios com um dos mais importantes setores de atividade em Portugal


250.000 edifícios sob o regime de Propriedade Horizontal.


Estima-se que mais de 4 milhões de Portugueses vivem em alojamento caraterizado como condomínios.


Existem em Portugal cerca de 1.500 empresas que têm registada como atividade principal a “Administração de Condomínios”.


O setor tem um potencial de volume de negócios direto e indireto de cerca de 750 milhões de euros anuais.


Dos cerca de 250.000 edifícios em Propriedade Horizontal, quase nenhum tem plano de manutenção; mais de metade estão a necessitar de obras de manutenção e/ou reabilitação.
 

 

7 a 9 de Abril
de 2017

Centro de Congressos
de Lisboa (antiga FIL)

www.condexpo.pt
 

 

 

CONDEXPO
ASSOCIAÇÃO LISBOENSE
DE PROPRIETÁRIOS CONFIRMA PARTICIPAÇÃO!

A ALP – Associação Lisbonense de Proprietários, uma instituição centenária dedicada à defesa intransigente dos direitos dos proprietários, disponibiliza, há mais de três décadas, uma equipa pluridisciplinar, jovem e dinâmica, com profissionais altamente qualificados que estão preparados para prestar um serviço de excelência no âmbito da gestão de condomínios. Junta-se assim ao painel de patrocinadores daquele que será o primeiro salão de condomínios em Portugal a CONDEXPO.

Segundo a Associação “a participação na CONDEXPO é, para a ALP, um momento de grande importância para apresentar o portfólio, a experiência e o rigor da actividade da ALP no sector da Gestão de Condomínios, porque a gestão de condomínios exige, cada vez mais, pessoas qualificadas e uma transversalidade de serviços profissionais para fazer face à crescente complexidade de questões com que se deparam actualmente os co-proprietários de imóveis em propriedade horizontal”.


DE 7 A 9 DE ABRIL PODERÁ VISITAR O EXPOSITOR DA ALP
NA CONDEXPO, NO CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA

PEÇA JÁ O SEU CONVITE EM:
www.condexpo.pt


Assembleia de condomínio:
JÁ CONVOCOU A SUA?

A legislação sugere que se organize no mínimo uma vez por ano uma assembleia de condomínio, na primeira quinzena de janeiro. Contudo, se todos os condóminos estiverem de acordo poderá ser afixada outra data.

O objetivo desta reunião é discutir e aprovar as contas do ano anterior, e preparar o orçamento para o novo ano.

A convocatória, deve ser enviada a todos os proprietários, mesmo àqueles que não residam no prédio. Em caso de apartamentos arrendados, deverá ser dirigida para o senhorio e não para os inquilinos. Regra geral, deve ser o administrador a convocar a assembleia, porém, os condóminos que representem, pelo menos, 25% do capital, também o podem fazer.

Deverá ter em atenção que afixar um anúncio no corredor/ elevador do prédio não é suficiente. Este aviso não tem valor legal, e pode abrir portas a que seja possível anular as decisões tomadas em reunião.

Ao invés, o administrador pode optar por um dos seguintes métodos, desde que o faça com, no mínimo, 10 dias de antecedência e fique com um comprovativo em como cada proprietário recebeu a informação:

  • Enviar a convocatória por carta registada;

  • Enviar a notificação por e-mail, solicitando a confirmação da receção também por esta via;

  • Notificar os proprietários pessoalmente, pedindo-lhes que assinem o livro de protocolo, em como tomaram conhecimento.

No anúncio deve constar: o dia, a hora e o local da reunião. A convocatória, também, deve indicar a ordem de trabalhos e as propostas que precisam de unanimidade para serem aprovadas. Se algum destes elementos faltar, esta pode ser considerada inválida, bem como as decisões tomadas nessa reunião.

Para que todos os intervenientes estejam devidamente preparados, o administrador poderá enviar outros documentos que serão debatidos na reunião, como por exemplo as contas do ano anterior e o orçamento.


Patrocinadores





Apoio Oficial

 

Promoção e Organização

 

Local


 

Para mais informações visite o nosso site www.condexpo.pt